newsletter

SOBRE


Entre 26 e 29 de setembro, o Cinema City Alvalade, recebe a primeira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa, um evento que celebra o encontro entre o cinema e a arquitetura.

Com o objetivo de valorizar e dar maior visibilidade a talentos nacionais e internacionais da arquitetura contemporânea, o Arquiteturas pretende ainda ser um “catalizador” de oportunidades económicas geradas pelo cruzamento de ambas as áreas.

Realizadores, produtores de cinema, estudantes, profissionais de arquitetura e indivíduos interessados pela arte e cultura no geral são convidados a participar. Nesse sentido, para além da exibição de filmes, está prevista a realização de diversas atividades paralelas, como talks e diálogos entre personalidades de destaque na área do cinema e da arquitetura.

Para Sofia Mourato, fundadora do Arquiteturas e curadora de festivais similares realizados em Nova Iorque e Roterdão, “as relações entre o cinema e a arquitetura estão subaproveitadas em Portugal”. Com a declaração de 2013 como Ano da Arquitetura em Portugal e a realização da Trienal de Arquitetura de Lisboa, consideramos que este é o momento certo para investir e trazer até Portugal uma iniciativa como o Arquiteturas. “Por um lado, temos o prestígio cada vez maior da arquitetura portuguesa ao nível internacional; por outro, uma indústria do cinema e do audiovisual sedenta de soluções para rentabilizar recursos”.