newsletter

PROGRAMA


EM - Estreia Mundial  EE - Estreia Europeia  EP - Estreia Portuguesa  


 26 Setembro
   
27 Setembro    28 Setembro   29 Setembro



Sessão 13.30 – sala 3 – 90’

Utopian Tirana – Experimental
Ajmona Hoxta, Elis Vathi, Klodiana Milona, Albânia (2012) 3’40’’ EE
Este trabalho experimental visa estimular o impacto utópico de um movimento através da tirania do contexto urbano. O filme tenta esboçar um ponto de vista crítico sobre a tirania, decorrente da atual crise urbana, desenvolvida especialmente após a queda do Muro de Berlim com a necessidade de um grande salto de desordem urbana.
Trailer

Sewoonsaga – Utopia Of A Monster - Documentário
Jan Schabert, Alemanha/Coreia (2011) 26’12’’ EP
A megaestrutura híbrida construída para combater a prostituição e, mais tarde transformada em VHS-paraíso pornográfico: história e perspectivas deste ícone arquitetónico projetado pelo arquiteto mais influente do pós-guerra da Coreano, Kim Geun Swoo.
Trailer

Masterplan - Documentário
Robert Todd, EUA (2011) 61’ EP
O filme retrata vários tipos de habitação americana, desde casas particulares a prisões, aludindo tanto aos testemunhos dos moradores no que diz respeito ao design e à qualidade de vida, como aos arquitetos.
Trailer

Sessão 14.00  - sala 2 – 107’

Todavia - Documentário
Alice Jardim, Brasil (2012) 2’22’’ EP
Entre vias e transformações, um organismo vivo. A cidade a partir de outro olhar - cenas urbanas triviais - delineando geometrias imaginárias que entrelaçam fluxos reais.
Trailer 

Arriverdeci Macau - Documentário
Rosa Coutinho Cabral, Portugal (2013) 105’ NE
Manuel Vicente, neste filme, mostra-nos a cidade de Macau e algumas das obras mais significativas que nela construiu. Com ele e Manuel Graça Dias, seu antigo aluno e colaborador, deambulamos entre objetos rigorosos e intensamente vividos, onde pouco parece ter passado o tempo, e muitas outras situações mais marcadamente alteradas ou já desaparecidas. 
Trailer

Sessão 15.30 – sala 3 – 80’ 

Santa Maria Dos Olivais - Experimental
Susanne Malorny, Portugal (2012) 7’ NE
A Freguesia de Santa Maria dos Olivais vive de contrastes. A segunda maior freguesia de Lisboa liga a cidade com os subúrbios, o aeroporto com o rio, construção e ruína, abundância e privação, acumulação com isolamento, vastidão e pormenor. Este filme é o retrato em momento, do pulso do presente num bairro que de alguma forma é absolutamente único - mas ao mesmo tempo substituível por qualquer outro. 

Arquivo TV Ep.1 - Documentário
João Pedro Falcão de Campos, Portugal (2013) 8’ NE
João Pedro Falcão de Campos nasceu em 1961, em Lisboa, e em 1984 licenciou-se em Arquitectura pela FA-UTL (Faculdade de Arquitectura - Universidade Técnica de Lisboa).Em 1984, efectuou um estágio, no âmbito do IAESTE, na Faculdade de Arquitectura de Cracóvia, Polónia. Seguidamente, entre 1985 e 1986, trabalhou na Suiça e em Itália, respectivamente com o Arq.º Jean Gerard Giorla e com a Arq.ª Anna Maria Linty. De volta a Portugal, em 1987, abriu o seu próprio atelier. Desde 1993, colabora como atelier associado com o Arq.º Álvaro Siza Vieira e com o Arq.º Gonçalo Byrne. Desde 2004 que é Professor Convidado, responsável pela disciplina de Projecto III, no Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa, e, desde 2010, passou também a ser Professor Convidado no curso ETS de Arquitectura da Universidade de Navarra, em Pamplona.

Archidutch: How Dutch Build And Design Cities - Documentário
Morgan Fraser, Jordan Manning, Saba Nowroozi, Holanda (2013) 19’12’’ EM
ArchiDutch é uma história da arquitetura e da criação espacial na Holanda, atendendo a alguns dos mais proeminentes arquitetos contemporâneos. Petra Blaisse (Inside / Outside), Reinier de Graaf (OMA), Vincent de Rijk (Werkplaats Vincent de Rijk) e Jacob van Rijs (MVRDV) discutem o que levou a tal arquitetura e urbanismo inovador. 
Trailer

Town M - Documentário
Igor Morozov, Russia (2012) 45’ EP
Filme sobre a construção e arquitetura da primeira cidade socialista do mundo. Até aos dias de hoje os distritos de Magnitogorsk têm sido limites dominantes, confirmando que a arquitetura é o espelho da história. Todas as áreas desta jovem cidade foram mantidas, sendo que ao atravessar a rua, entra-se numa dimensão arquitetónica e espacial drasticamente díspar, transparecendo a existência de uma transição temporal acentuada.

Sessão 16.00  - sala 2 – 87’ 

The Charmer - Documentário
Jeff Durkin, EUA (2013) 7’ EM
Um documentário sobre o complexo residencial de 19 unidades do Arq. Jonathan Segal, nas áreas urbanas de San Diego. Baseado na tradição dos apartamentos californianos é desvendado como a arquitetura pode criar uma comunidade, adicionando um encanto único ao bairro.
Trailer

Entre Temps - Ficção
Ana Vaz, Portugal (2012) 11’06’’ NE
A meditação sobre uma cidade. Conceptualmente pensado como um documentário sobre a habitação modernista em França, o filme encontra alternativamente uma forma poética e de expansiva confrontação com a geografia física de uma cidade contemporânea europeia em crise. Uma viagem a uma cidade imaginada entre o passado e o presente.
Trailer

Tadao Ando – From Form To Infinity - Documentário
Mathias Frick, Alemanha/Japão (2013) 52’ EP
O documentário retrata um dos arquitetos mais famosos do mundo: o "Mestre do minimalismo" japonês Tadao Ando. A sua arquitetura de renome cria uma ligação única entre a tradição e a modernidade japonesa contemporânea. O filme acompanha o arquiteto e os seus trabalhos, apresentando uns dos seus edifícios mais célebres, e alude às fontes de inspiração e motivação descritas na primeira pessoa.
Trailer

Sessão 17.30  - sala 3 – 90’ 

Ireland, The North - Experimental
Tiago Correia, Irlanda (2013) 5’34’’ EP
Esta curta-metragem passa-se na Irlanda, mais precisamente na região do norte. Onde um jovem arquitecto desafia-se a si mesmo em capturar momentos da sua relação, como ser humano, com a sua envolvente, espaço-tempo. Esses momentos tornaram-se cirúrgicos quanto a sua escolha e divulgação, uma luta constante entre quatro dimensões, que fazem deste desafio como primeira tentativa de composição. Na composição não existe o certo ou o errado, provém de experiências e interpretações de diferentes atmosféras, algo que nos toque, algo que nos inspire. Não querorealizar algo material mas sim algo que nos leve à “ignição” de algo mais.
Trailer

Mapa - Documentário
Léon Siminiani, Espanha (2013) 85’ EP
Uma viagem original, cómica e autobiográfica entre duas culturas distintas, Indiana e Espanhola. O realizador reflete como um viajante com amor e humor, na paisagem e a sua paixão pelo cinema.
Trailer

Sessão 18.00 - sala 2 – 89’

You Are Here - Documentário
Paul Quinn, Stephen Mulhall, Irlanda (2011) 5’13’’ EP
Filme produzido no âmbito do workshop "Periferias Arquitetónicas de Dublin" em Maio de 2011. O filme documenta os recentes desenvolvimentos urbanísticos de Sandyford, no Sul de Dublin. Elementos de sucesso de uma cidade nova são contrastados com carcaças de edifícios por terminar, mostrando um olhar sobre os sonhos e falhas urbanísticas, económicas e politicas nos chamados "Celtic Tiger Years".

The Broken Altar – Experimental
Mike Rollo, Canadá (2013) 19’35’’ EP
Retrato de teatros ao ar livre debaixo de uma estranha luz do dia, vazios que murmuram as vozes que por lá passaram, ao som de uma banda sonora experimental. A paisagem é explorada pelos resíduos de uma história cinematográfica. The Broken Altar concede um tratamento escultural a estes espaços arquitetónicos abandonados, transformando as telas de cinema em sepulturas monumentais.

Silent Visitors - Documentário
Jeroen Van der Stock, Bélgica (2012) 65’ EP
Haikyo é a expressão japonesa utilizada para construções abandonadas que lentamente estão a ser recuperadas pela natureza. O abandono, o esquecimento e a ocupação por fantasmas passados. O filme transporta-nos a um Japão que ainda está em luta para reaver a sua forma antiga, após a devastação do tsunami em março 2011. 

Sessão 19.30 - sala 3 – 92’

Reminiscências - Experimental
Ellen Nunes, Brasil (2012) 3’ EM
Consiste numa estrutura instalada no antigo terreno de rodoviária de Campinas. Implodida recentemente, o terreno passa por uma fase de interdição enquanto completa a transição de espaço público para privado. A estrutura foi construída a partir de materiais encontrados no local das obras. Sustentada a partir do equilíbrio de forças dicotómicas: tração e compressão, as quais entram em colapso devido à ação do tempo na matéria que as sustenta.
Trailer

Enzo Mary, Sixty Paperweights -
 Documentário
Pietro Menditto, Itália (2010) 9’ EP
Enzo Mari é um mentor e designer italiano. Durante a sua vida, Enzo Mari atribui a objetos triviais a conotação de pisa papéis, maioritariamente desperdício industrial que encontrava ou que amigos lhe ofereceram em distintas situações. Cada um destes objetos foi catalogado ao longo do tempo. 

Paolo Soleri, Beyond Form -  Documentário
Aimee Madsen, EUA (2013) 80’ EP
O filme apresenta um olhar fresco e íntimo do célebre artista, filósofo, teórico, urbanista e arquiteto Paolo Soleri. Um homem que tinha o sonho de criar um ambiente em harmonia com o homem. O filme centra-se na inspiração gerada em milhares de pessoas ao longo dos anos e na perpetuidade da sua técnica, abraçando o espírito da frugalidade de Soleri, fazendo mais com menos.
Trailer

Sessão 20.00 - sala 2 – 91’

Crossing Points – Experimental
Lucy Harris, Reino unido (2012) 13’ EP
Filmado no Estádio Olímpico de Berlim em 1936 e em Kuppelsaal, explora a interação entre memória, história e arquitetura. Através do cruzamento desses espaços vazios, com dois esgrimistas realizando uma série de gestos coreografados, é criado um diálogo entre espaços arquitetónicos distintos interrompidos por uma herança passada.

Sizígia - Ficção
Luis Urbano, Portugal (2012) 17’45’’ NE
A primeira de uma série de curtas-metragens realizadas no âmbito do projeto de investigação da FAUP, “Ruptura Silenciosa”. Filmada na Piscina das Marés, Sigizia procura usar as imagens em movimento, não apenas como um método de representação da arquitetura, mas como um processo de investigação do espaço que explora as suas qualidades narrativas e o sentido de lugar criado pelo uso, os materiais, a luz e o som.
Trailer

The Sea In Me - Documentário 
Yilmaz Vurycu, Turquia (2012) 60’ EP
Documentário que narra a história dos moradores de uma pequena cidade costeira. A evolução da sua cultura e modo de vida, com base numa relação direta com o mar e a natureza, que se encontra sob ameaça pela urbanização não planificada, pelo aumento migratório, e pela imposição da pré-construção que rege o seu desenvolvimento.
Trailer

Sessão 21.30 - sala 3 – 85’

5040 - Documentário
Inês Teixeira, Portugal (2013) 9’ NE
Que impacto terá a escala de uma cidade, nas relações entre os seus habitantes? Talvez a cidade já não tenha uma escala humana. Vivemos dependentes de todos os meios que tornam a nossa vida quotidiana mais confortável, mas estamos cada vez mais independentes dos restantes habitantes da cidade. 

A Casa Do Lado – Ficção
Luis Urbano, Portugal (2012) 15’52’’ NE
Série de curtas-metragens realizadas no âmbito do projeto de investigação da FAUP, “Ruptura Silenciosa. Intersecções entre a Arquitetura e o Cinema. Portugal 1960-74”. Filmada na villa Alcina (1973, Sergio Fernandez), A Casa Do Ladopõe em cena algumas narrativas que se associam a uma obra que tem marcado sucessivas gerações de arquitetos.
Trailer

An Architect In The Landscape – Documentário
Carlos Lopez, Suiça (2010) 60’ EP
Que espaço é disponibilizado pelo ambiente urbano que nos rodeia para a imaginação, sentimentos e humanidade? Esta questão está no centro da abordagem paisagista de Descombes. Desde a floresta Suísse Way à reurbanização de uma área perto de Amsterdão, destruída na sequência de um acidente de avião, Descombes levanta a questão da adequação das intervenções. 
Trailer

Sessão 22.00 - sala 2 – 91’

Três Obras - ARX - Experimental
Carlos Gomes, Portugal (2013) 22’28’’ EM
Três filmes sobre 3 obras de arquiteturas do atelier de arquitetura português ARX, filmadas de 3 formas distintas por um realizador arquiteto, procurando estabelecer em imagens um equivalente da diversidade das soluções e da experiência, espaço-sonora, proporcionada por cada um dos edifícios. O primeiro filme, "Fórum Sintra", o segundo "Conservatório de Música de Cascais" e o terceiro, "Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo".
Trailer

Limpeza – Ficção
Manuel Graça Dias, Portugal (2013) 18’54’’ EM
Entre 1969 e 1974, Manuel Vicente desenhou e construiu uma casa em Cascais para a família Weinstein. A Casa Weinstein assume-se, face à rua, como uma quase cega parede forrada a pedra de onde emerge uma abstrata bow window que, com o átrio refundado da entrada, introduz uma mancha colorida e misteriosa a meio da composição. 
Trailer

Mission Statements – Documentário
Jord Van Hollander, Holanda (2011) 50’ NE
Conta a história de quatro excêntricas embaixadas holandesas. Paramaribo, Suriname, por Lafour & Wijk; a embaixada de Berlim por Rem Koolhaas; a embaixada de Maputo por Noel e Kaan; e a embaixada de Addis Abeba, Etiópia, por Bjarne Mastenbroek e Dick van Gameren.
Trailer

DIA 27 

Sessão 13.30 - sala 3 – 84’

La Petit Maison - Experimental
Tânia Moreira David e Charlotte Catling, Portugal (2009) 9’54’’ NE
O filme começa com um edifício que ganha vida. O olhar abre-se em direção à paisagem. Numa troca de movimentos outra presença é insinuada, vislumbrada, mas nunca revelada completamente. Com o desenrolar do filme, a presença humana - a mulher - e a arquitetura começam a fundir-se, culminando com a submersão da mulher na água entrando levemente num sonho.
Trailer

V200 Torino - Documentário
Paolo Riolzi, Itália (2013) 4’30’’ EP
O projeto consiste numa compilação de vídeos de arquivo que exploram as relações entre cidades e a sua paisagem social. Investigam o processo iniciado pela arquitetura quando enxertada numa determinada área, Capaz e alterar o uso e o sentimento coletivo do lugar. O vídeo captura pequenas histórias de moradores, arquitetos e urbanistas que fizeram parte do processo.

Dreaming of Copenhagen – Documentário
Max Kestner, Dinamarca (2009) 70’ EP
Um tributo aos arredores que dão vida aos habitantes de Copenhaga, o documentário de Max Kestner evita o recuo histórico para criar um snapshot ‘aqui e agora' de uma cidade meticulosamente moderna. Enquanto romanceia o perfil da arquitetura da capital dinamarquesa, Kestner reflete também sobre fascínio de como o espaço público é afetado por aqueles que o habitam.

Sessão 14.00 - sala 2 – 87’

The Crossings Within - Experimental
Alice Spitz, Brasil/Alemanha (2013) 15’ EM
Passeio pela arquitetura de pontes em Berlim e Rio de Janeiro que vai para além da mera mobilidade mecânica. Essa travessia é mais do que um simples ir e vir. Cruzar uma ponte não é uma questão de deslocamento, mais importante são as múltiplas possibilidades, que criadas a partir de uma contemplação poética, se revelam em imagens que compõem este filme poesia.
Trailer

Architecture Alive – Documentário
Filmbureauet, Dinamarca (2011) 15’’ EP
O filme apresenta três projetos de arquitetura do atelier Schmidt Hammer Lassen. Arquitetura Viva projeta três visões de como a arquitetura pode dar mais - acrescentando valor e mudanças positivas às pessoas, lugares e comunidades. 

I Wish  – Documentário
Jan Schabert, Alemanha/Coreia (2013) 4’20’’ EM
Vender um sonho: uma galeria habitacional algures em Daegu, Coreia do Sul, que vende aos visitantes os seus desejos.
Trailer

Man Made Place – Experimental
Yu Shen Su, China (2012) 53’ EP
A China atravessa atualmente um período de rápido crescimento urbanístico. Este filme documenta duas cidades em particular: Yumen – uma cidade fantasma abandonada e Kangbashi, uma cidade mítica do futuro, e ambas estão desertas e existem por razões completamente distintas. O filme mostra através de imagens impressionantes, estas duas cidades e a sua relação com os habitantes numa China em pleno desenvolvimento urbano.
Trailer

Sessão 15.30 - sala 3 – 90’

Mestre Luís Cunha – No limite do Imaginário – Documentário
Andreia Caldeira, João Sousa, Juliana Mota, Luis Martins, Mariana Evangelista, Pedro Abalada (2011) 40’ NE
Um filme que permitiu o estudo sobre a vida e obra do arquiteto português, marcadas por uma paixão que reúne a arquitetura, o desenho e a pintura, destacando-se na época pós-modernista do contexto português. Realizado num âmbito académico, este partiu da ideia da recolha de diversos testemunhos de pessoas relevantes no panorama da arquitetura portuguesa.
Trailer

Panorama – Ficção
Francisco Ferreira e João Rosmaninho (2013) 20’ EM
No Porto, hoje, Lois está só, fragilizada, a habitar um mundo onde a arquitetura, tragicamente, parece não conseguir evitar o desapego; mas a súbita possibilidade de um reencontro parece querer interromper a inevitabilidade desse processo...
Trailer

Pancho Guedes – Ecos de uma Modernidade Alternativa - Documentário
Pedro Gadanho, Portugal (2009) 30’ NE
O documentário, realizado com o apoio institucional da Ordem dos Arquitetos, conta com filmagens das obras de Pancho Guedes in loco, em Maputo, e com entrevistas ao próprio arquiteto homenageado, ao mais importante arquiteto de Maputo dos dias de hoje, o seu discípulo José Forjaz, e, ainda, ao ex-Ministro da Cultura moçambicano Bernardo Honwana e ao famoso artista Malangatana. 

Sessão 16.00 - sala 2 – 110’

LaMipa é uma Plataforma Audiovisual Online criada para promover a Arquitectura Ibérica e desta forma chegar a todo o mundo. Este projeto irá permitir que que todos os gabinetes de arquitectura, possam mostrar e promover o seu trabalho e desta forma estabelecer novos mercados para a arquitectura e produtos Ibéricos, fortalecendo desta forma a ligação a instituições e pessoas que possam promover a economia Ibérica.

La MIPA - Mostra Ibérica de Património Arquitetónico EP
Portugal/Espanha (2009-2012):

Un Encuentro, Juan Sebastian Bollaín 4’ - 
Um arquitecto com uma paixão por um edifício e a história da sua tentativa em fazer deste edifício vazio abandonado algo mais.
All Creativity, Júlia del Balle 11’ - Um olhar sobre a criatividade associada ao trabalho desenvolvido por este escritório, que vai desde a escrita e ensino, da arquitectura, escultura, da ourivesaria ao paisagismo, numa prática artística mista.
Hello this is blaanc, blaanc borderless architecture 9’ - Blaanc, arquitetura sem fronteiras, é uma equipa jovem internacional composta por quatro arquitetos. Este filme mostra o seu trabalho ao longo de cinco anos de prática.
Campos Costa Arquitetos, Victor Gabriel 6’ - Conjunto de trabalhos do atelier Campos Costa: Luzes de Natal em Lisboa, instalação experimental na semana de Design de Milão em 2011, Extensão do Oceanário de Lisboa.
Essential Glance, Go-To 7’ - Alguns arquitetos mantém um olhar sensível sobre alguns acontecimentos essencial, primordiais e fundamentais no seu trabalho. Esta herança, da forma de ver as coisas, influenciou alguns trabalhos de arquitetos recentemente. Uma abordagem sensitiva, subtil insistindo na memória de gestos essenciais, exprimindo o afeto que este arquitetos mantém com algumas atividades, consideradas fundamentais, no projeto criativo de arquitetura.
La Panadería,  Lapanadería 5’ - Eva Morales e Rubén Alonso conversam sobre o projeto “Lapanaderia” (The Bakery) explicando os seus propósito ao usar a arquitetura como ponto de integração num projeto de cidadania global.
Centre for Race Car Design and Manufacture Epsilon Euskadi, Mauricio Freyre 4’ - Uma produção de Luis Urculo, realizada por Mauricio Freyre sobre o Centro De Design E Manufaturação De Carros De Corrida Epsilon Euskadi que aqui é utilizado como objeto para uma Curta-metragem de ficção.
Indoor swimming pool in Vizcaya School, Mauricio Freyre  3’ - Uma produção de Luis Urculo, realizada por Mauricio Freyre sobre Piscina Interior Na Escola Vizcaya que aqui é utilizado como objeto para uma Curta-metragem de ficção.

Taro. Manrique’s Eco – Documentário
Miguel G. Morales, Espanha/Alemanha (2012), 61’ EP
O sonho do artista Cesar Manrique de criar uma ilha utópica. A história de um filósofo da arquitetura. Na primeira pessoa, o artista e ativista ambiental explica o seu mundo particular na ilha de Lanzarote. Um visionário da arquitetura que criou beleza onde ela não existia. Uma voz chave na ecologia e na arquitetura.
Trailer

Sessão 17.30 - sala 3 – 88’

La Chambre Jaune - Ficção
André Godinho, Portugal (2012) 28’ NE
Um quarto vazio. Uma atriz. O que é preciso para fazer um filme? Um argumentista que escreve. Um filme que passa numa televisão. Boy meets Girl. Um encontro entre dois atores. O que se vê de uma janela falsa? Um cenário num estúdio. Um diretor de fotografia. Uma estrela de cinema. Um argumento. Quando é que um filme acaba? Um realizador. Uma câmara! 
Trailer

Drawing On Life – Documentário
Paul Clarke, Irlanda (2013) 60’ EM
O filme documenta várias discussões entre arquitetos no seu ambiente de trabalho sobre o papel dos esboços e cadernos de esboços no seu trabalho e nas suas vidas. O filme segue os personagens no seu dia-dia, e chega ao mundo secreto dos esboços feitos em momentos de pausa, cafés, etc., concentrando momentos de inspiração e de discurso através do desenho. 
Trailer

Sessão 18.00 - sala 2 – 86’

Zoom IN with Ateliermob: Working with the 99% - Apresentação e conversa com os professores Keith e Marie Zawistowski, da Universidade Tecnológica da Virgínia, EUA.
Ao contrário do que é corrente afirmar-se, a crise não é, necessariamente, sinónimo de uma diminuição do trabalho de arquitetura em Portugal. O problema não é a falta de trabalho, mas como pagar o trabalho de um profissional
É este o nosso ponto de partida. Como podemos trabalhar com pessoas que precisam de arquitetura, mas que não têm dinheiro para a contratar? É nesta área que o Ateliermob tem vindo a trabalhar, para colocar de pé um programa de serviços mínimos de arquitetura que possa resolver os problemas de emergência que à arquitetura digam respeito. O nosso primeiro caso de estudo é o trabalho que começámos a desenvolver no Bairro da PRODAC.

Casalata - Documentário
Lara Plácido e Ângelo Lopes, Cabo Verde (2013) 14’ EM
O elevado custo da construção, a inflação na habitação e nos terrenos destinados ao mesmo uso, paralelamente como desemprego existente, impossibilitam a compra ou arrendamento de uma casa, incitando o aumento da construção ilegal, na maioria das vezes, a única opção da famílias carenciadas terem um abrigo para (sobre)viver. Será esta ilegalidade crime?
Trailer

Reality Check - Documentário
Leon Gerskovic e Keith Zawistowski, EUA (2013) 42’ EP
O filme conta a jornada de 16 estudantes do laboratório Design/Build da Universidade Tecnológica da Virgínia no planeamento, design e construção do anfiteatro na cidade rural de West Virgínia, nos EUA. O filme ilustra o compromisso da comunidade em todo o processo de desenho e construção com uma edição rápida e poética dos acontecimentos. 
Trailer

Sessão 19.30 - sala 3 – 85’

Casa Das Marinhas – Documentário
Armando Fernandes, Patrick Santos, Nuno Araújo e Miguel Araújo, Portugal (2013) 12’ NE
Apresentação da Casa das Marinhas, do arq. modernista Alfredo Evangelista Viana de Lima, é reconhecida como exemplar produto-síntese da circunstância, das referências arquitetónicas e da evolução da sua leitura. Trata-se de uma casa projetada para o próprio, com um programa que se adequa a uma estrita economia de meios e a uma desejada simplificação da caracterização e da inter-relação dos seus espaços estruturantes. 
Trailer

A Encomenda - Ficção
Manuel Graça Dias, Portugal (2013) 15’ NE
A encomenda introduz-nos no ambiente da casa, tomando como pretexto a chegada de um carteiro muito palavroso, anarquista e abelhudo (Homero Roque) que a vai percorrendo, abrindo e fechando armários, mexendo nos objetos, nos quadros, enquanto perora contra o Governo ou declama poemas de José Gomes Ferreira, sob o olhar enfadado do proprietário (Arq. Raul Hestnes Ferreira).
Trailer

A Vossa Casa  – Documentário
João Mário Grilo, Portugal (2012) 57’ NP
O Arq. Raul Lino (1879-1974) deixou uma obra fundamental para o entendimento dos modos portugueses de ser e habitar. O filme aborda esse legado a partir de textos publicados pelo arquiteto, os quais situam a problemática da Casa num contexto bem mais amplo do que aquele colocado pelos problemas da sua simples edificação. 

Sessão 20.00 - sala 2 – 80’

Animating Architectural Stories - Apresentação
Curadoria de Marco Brizzi, Itália (2013) com uma conversa com Pedro Gadanho
Uma viagem surpreendente que revela a evolução do uso da animação digital por arquitetos através de vídeos colecionados pelo arquivo IMAGE nos últimos 15 anos. Os vídeos representam o seu uso como ferramenta que serve o trabalho dos arquitetos dirigindo-os às grande audiências e realçando a sua comunicação com novas linguagens. No final da sessão o arquiteto e curador Pedro Gadanho estará presente para uma conversa.

- Kas Oosterhuis,
Trans-ports, NL 1999, 20''

- UNStudio, Möbius House, NL 1998, 5'35''

- MVRDV, MetaCity/DataTown, NL 1999, 10'30''

- 2A+P (Gianfranco Bombaci, Matteo Costanzo), Bubblehouse, IT 2000, 4'47''

- Greg Lynn FORM, Embryological House, US 2002, 2'27''

- squint/opera, Post Barnsley, architecture by Alsop Architects, UK 2003, 9'00''

- Stack! Studios, Teatro Aix En Provence, architecture by Gregotti Associati International, IT 2003, 3'08''

- Heron-Mazy (John Maruszczak, Roger Connah), The bystander in Calgary, US 2008, 2'55''

- MOS Office (Michael Meredith, Hilary Sample), Romance of Systems, US 2011, 9'10''

- FACTORY FIFTEEN, Megalomania, UK 2011, 4'36''

Sessão 21.30 - sala 3 – 91’


That Which Is Unseen - Experimental
Reuben Nanda, Agata Lis e David Robinson, Reino Unido (2013) 5’ EM
Focado na ideia do invisível, o filme é uma obra em progresso entre o material e o imaterial. A câmara explora o espaço com um movimento controlado que procura analisar a representação espacial no cinema. Chamados espaços intersticiais, estão fora do nosso alcance, invisíveis, mas cruciais nas estruturas a que pertencem.
Trailer

The Wounded Brick – Documentário
Sue-Alice Okukubo e Eduard Zorzenoni, Itália/Alemanha (2013) 86’ EP
Um ensaio cinematográfico sobre visões, sonhos e falhanços da procura de alojamento social face à economia e aos interesses políticos. Os realizadores vão ao encontro de arquitetos, urbanistas, sociólogos e vítimas do terramoto de 2009 em Abruzzo, Itália. Entrevistas a arquitetos que se fundem numa reflexão poética – Quem possui a cidade? O que significa alojamento?
Trailer

Sessão 22.00 - sala 2 – 70’

Herzog & De Meuron's Park Avenue Armory - Experimental
Jonathan Clabburn e Tapio Snellman, EUA (2011) 5’ EP
Uma comissão panorâmica que grava o ambiente único de um edifício transformado em centro de artes performativas na zona Este de Manhattan. Trabalhando diretamente com os arquitetos Herzog & Meuron, os realizadores seguiram a sua intervenção detalhada no edifício revelando as camadas de história física e propondo transformações arrojadas ao espaços existentes.

Matéria De Composição – Documentário
Pedro Aspahan, Brasil (2013) 82’ EE
Documentário sobre o processo de criação da composição musical contemporânea na relação com o cinema. O mesmo vídeo de ensaio foi entregue a três compositores, aos quais foi encomendada uma peca musical que dialogasse com o vídeo. Dois anos depois, após acompanhar todo o processo, da composição aos ensaios, concerto, gravação e mixagem musical, obtivemos este filme como resultado final.
Trailer

 

DIA 28

Sessão 13.30 - sala 3 – 106’

In Closure – Animação
ABF-lab, França (2012) 9’ EE
Este trabalho foi produzido pelo ABF-lab para o projeto IN-Closure parte do concurso de design de ideias para os próximos 50 anos em Seattle, onde o primeiro prémio lhes foi entregue. O projeto aborda vários temas sobre o espaço público com foco nos aspetos social e ambiental.
Trailer

Rafiq Azam, Architecture For Green Living
Mara Corradi e Roberto Ronchi, Itália (2013) 26’ EP
Rafiq Azam descreve-se como um arquiteto por coincidência, mas um pintor por convicção. Ao observar a dinâmica paisagem verde do seu país, Bangladesh, apercebeu-se da importância e responsabilidade social da arquitetura.
Trailer

Tectonics
Peter De Rappmund, EUA (2012) 60’ NE
Uma pesquisa das qualidades físicas e limite metafisico da fronteira entre os Estados Unidos da América e o México. O filme segue os limites e a sua arquitetura incrementalmente desde o Golfo do México ao Oceano Pacífico.
Trailer

Sessão 14.00 - sala 2 – 80’

Inside Mathare – Documentário
Fabio Petronilli, Silvia Orazi and Mariagrazia Moncada, Itália (2012) 20’ EP
O filme documenta a construção de uma escola informal na favela de Mathare em Nairobi.

Pinceis E Painéis – Documentário
Vivian Ostrovsky, Brasil (2011) 15’51’’ EP
Paulo Werneck foi o primeiro a introduzir a técnica do mosaico no Brasil. Contribuiu com murais e painéis para projetos de grandes arquitetos modernistas como Oscar Niemeyer e os irmãos M.M.M. Roberto. Ainda hoje podemos admirar os seus trabalhos em Brasília, no Palácio Itamaray, no centro do Rio e em Pampulha, na Igreja de São Francisco de Assis.
Trailer

Jardin De Piedras – Documentário
Victor Cabrera e Cristian Caradeuc, Chile (2013) 45’ EP
Durante a construção de um jardim de pedras para um museu rural, um grupo de jovens arquitetos conhece o “Gulch de Pinte”, a sua paisagem e comunidade. O dia-a-dia de uma pequena cidade situada nos Andes em risco de desaparecer por falta de água causada pela indústria mineira.
Trailer

Sessão 15.30 - sala 3 – 89’

La Madre, Il Figlo E El Arquiteto - Experimental
Petra Noordkamp, Holanda (2012) 16’ EP
O filme é sobre uma igreja esférica em Gibellina, uma cidade da Sicília que foi destruída pelo terramoto de 1968 sendo reconstruida nos anos 80. Petra descobriu que o seu autor fora Ludovico Quaroni, pai de Emilio Quaroni com quem esta manteve um breve relacionamento nos anos 90. Pouco depois do fim do caso amoroso, Petra desvenda que Emilio matou a sua mãe nesse mesmo ano.
Trailer 

Ruta - Documentário
Cristian Manzuto, Espanha (2012) 73’ EP
Todos os anos, durante a Semana Santa, comemora-se uma travessia religiosa iniciada no século XVII, centenas de pessoas fazem a Rota do Peregrino, através das montanhas, para visitar a virgem de Talpa. A rota de 117km conta agora com obras arquitetónicas que propõem uma narrativa icónica, estabelecendo uma conexão entre o ritual e a paisagem. 
Trailer

Sessão 16.00 - sala 2 – 84’ 

Guide De L´Architecture Moderne À Paris - Experimental
Raquel Schefer, Portugal/França (2011) 3’ EP
Em 1986, Hervé Martin publica "Guide de l'architecture moderne à Paris. 1900 - 1990", Guia de referência da arquitetura moderna da capital francesa. A obra apresenta dezoito roteiros ilustrados, agrupando as vinte freguesias de Paris e o bairro de La Défense. Manifesto arquitetónico, o guia de Martin, convida o leitor a participar desta particular cartografia do espaço urbano e a transformar subjetivamente o pensamento espacial e os percursos geográficos propostos.

Hidden Cities- Experimental
Gusztáv Hámos e Katja Pratschke, Alemanha (2012) 27’ EP
O tema do filme são as perceções urbanas pessoais, as quais se pode chamar “a cidade”. A cidade, como organismo vivo, reflete interações e processos sociais, relações económicas, condições políticas e assuntos pessoais. Nesta cidade, as memórias humanas, desejos e tragédias encontram expressão nas formas designadas das paredes das casas e pavimentos. 
Trailer

Lucien Hervé, Photographer Despite Himself -  Documentário
Gerrit Messiaen, Bélgica (2013) 54’ EP
Um filme sobre a essência do trabalho e vida de um dos mais importantes fotógrafos de arquitetura do século XX. Lucian Hervé, fotógrafo auto didata, começou por trabalhar com Corbusier como seu fotógrafo oficial de 1949 até à sua morte em 1965. Posteriormente trabalhou para arquitetos famosos como Marcel Breuer, Richard Neutra, Alvar Aalto, Luigi Nervi, Kenzo Tange...
Trailer

Sessão 17.30 - sala 3 – 86’

Filmes Premiados do AFFS 2012 – Arquiteturas Film Fest Santiago de Chile:

Beirute, Under The Bridge, Nora Niasari, Líbano (2011) 29’ EP - Um documentário de observação, que mostra as consequencias da guerra de 1975 na Líbia no sistema de transportes públicos da cidade. Através da história dos seus trabalhadores o filme funciona como uma lente que observa as consequência políticas e sociais de uma cidade presa, num estado de total imobilidade.
Trailer

El Elefante Blanco, Felipe Egaña, Chile (2011) 11’ EP - Curta-metragem documental que narra a hist.ria das pessoas que vivem junto do edifício em construção – jamais terminado - do Hospital Ochagavía. Através da descrição da arquitectura do edifício pela voz das pessoas, somos levado a um esquecimento material e urbano, às sobras de um elefante branco.
Trailer

NN, Brian Luco, Chile (2011) 22’ EP 
Benjamin vive sozinho, tem dinheiro e um elevado estatuto. O seu dia, perfeito como os outros dias da sua vida, muda subitamente quando se esquece da sua carteira no escritório. De repente, não é mais que um NN num mundo que ainda há pouco lhe parecia tão seu.
Trailer

Interiorismo, Chema Arake, Espanha (2009) 11’ EP
Interiorismo é um retrato poético de um lugar abandonado pelo homem nos seus últimos dias. É o cadáver de um palácio em ruínas que se converte no seu próprio mausoléu.
Trailer

Naturaleza Muerta, Amanda Mora Klein, Chile (2010) 13’ EP 
Este documentário procura demonstrar até que ponto se chegou com o abuso de poder na urbanização dos espaços naturais por nossa parte enquanto seres humanos; através da montagem de imagens e de um desenho sonoro que não contempla diálogos nem vozes, o filme apresenta-se como uma guerra que persiste e nunca terminará.


Sessão 18.00 - sala 2 – 91’
 

Zoom IN with Atelier 18:25: Realizadores de Imagens - Apresentação
Não há arquitetura sem imagem. O processo imagético é a parte embrional de qualquer processo arquitetónico. Por detrás de uma ideia de arquitetura, há sempre uma imagem que a origina. Construir imagens é um ato de pré-geração da arquitetura.

Why A Film About Michele De Lucchi – Documentário
Alessio Bozzer, Itália (2013) 65’ EM
A resposta fluirá naturalmente quando estiver a ouvir as palavras do Arquiteto. Michele De Lucchi debruça-se sob a arquitetura radical, as experiências conceptuais, o trabalho na Olivetti e a relação intensa com Ettore Sottsass, a aventura em Memphis, o eterno trabalho da Tomoleo Lamp e muito mais.
Trailer 

Sessão 19.30 - sala 3 – 94'

Social Housing E Parco Publico - Documentário
Paolo Riolzi, Itália (2013) 11’49’’ EP
O projeto consiste numa compilação de vídeos de arquivo que exploram as relações entre cidades e a sua paisagem social. Investigam o processo iniciado pela arquitetura quando enxertada numa determinada área, Capaz e alterar o uso e o sentimento coletivo do lugar. O vídeo captura pequenas histórias de moradores, arquitetos e urbanistas que fizeram parte do processo.
Trailer

Meeting At The Buildind - Documentário
Carlota Coloma e Adrìa Lahuerta, Espanha (2012) 15’51’’ EP
A manhã é de Verão no Edifício 111 de Terrassa. O pátio acolhe as atividades diárias dos vizinhos e um novo inquilino prepara a sua entrada na comunidade. Somente 1 ano após a sua abertura, o alojamento social Edifício 111 dos arquitetos Flores & Prats, já tem uma forte comunidade. É a arquitetura que cria esta dinâmica na comunidade ou é a necessidade das pessoas em criar laços familiares?
Trailer

29-A - Ficção
Circo de Ideias, Portugal (2013) 13’50’’ EM
29-A é um lugar intrigante. Um corpo desenhado por homens e mulheres que se movimentam num tenso jogo de relações. As ruas aéreas são um espaço em aberto, um desafio à invenção de viver. Sempre foi assim, no passado e no futuro. Neste lugar, a arquitetura não tem tempo e as personagens não têm idade.
Trailer

Temporary 8th - Documentário
ZimmerFrei, Itália/Hungria (2012) 52’ EP
O filme é parte de um conjunto de documentários chamado “City Portraits/ Temporary Cities” filmado em várias áreas limite dentro de grandes cidades. Temporary 8th é dedicado ao Oitavo distrito de Budapeste, um bairro popular onde várias restruturações começaram em 2006 envolvendo o deslocamento de pessoas, demolições e construções que em 2008 devido à crise global, foram subitamente suprimidas. 
Trailer

Sessão 20.00 - sala 2 - 95’

Rotterdam 2040 - Documentário
Gyz La Rivière, Holanda (2013) 95’ EP
Um filme sobre o futuro da cidade de Roterdão, partindo do princípio do realizador que diz que não se pode olhar para o futuro de uma cidade sem conhecer bem o seu passado (o que não tem sido o ponto mais forte desta cidade). Em grande velocidade La Rivière reconstrói a história de Roterdão do tempo anterior aos bombardeamentos até aos nossos dias.
Trailer

Sessão 21.30 - sala 3 - 93’

Ecumenopolis - Documentário
Imre Azem, Turquia (2011) 93’ EP
Um filme sobre a urbanização da cidade de Istanbul, focado na transformação neoliberal que tem vindo a alterar as prioridades de planeamento, focando maioritariamente  na área do planeamento operacional de transportes.
Trailer

Sessão 22.00 - sala 2 – 97’

Small and Smart - Ficção
Matjaz Ivanisin e Damjan Kozole, Eslovénia (2011) 30’ EP
Arquitetura não é uma coisa estática mas dinâmica. Similar, também o cinema é fortemente adequado para representar e sentir arquiteturas como espaços, cenários para encontros e interação entre pessoas. Nesta série de pequenos filmes, a arquitetura Eslovena transforma-se com uma absorção social. Serve ao mesmo tempo para animar tanto os seus ocupantes – arquiteturas como cenário e como ator. 

Reconversão - Documentário
Thom Andersen, Portugal (2012) 67’ 
Retrata 17 edifícios e projetos do arquiteto portuense Eduardo Souto Moura, acompanhados pelos seus próprios escritos. É uma investigação sobre a sua arquitetura, sem comentário crítico. Apenas o guia no Estádio de Braga oferece algumas generalizações, que se ajustam bastante bem à obra, mas esta pode ser a exceção, não a regra.
Trailer

DIA 29 

Sessão 13.30 - sala 3 - 84'

The Lovebirds - Ficção
Bruno Almeida, Portugal (2008) 84’ NE
Longa-metragem que se passa em Lisboa no decorrer de uma noite onde, seis histórias se desenrolam em simultâneo. Histórias labirínticas e fragmentadas, que falam de amizade, de amor, de paixão, da falta de amor e do desejo de ser amado. Através delas, o retrato de uma cidade comovente com as emoções que nela habitam, misto de enamoramento e nostalgia.
Trailer

Sessão 14.00 - sala 2 – 111’

Flat Roofs for Mussolini – Experimental
Dirk Peuter e Betina Nurnberg, Alemanha (2012) 20’ EP
O filme fala sobre o racionalismo Italiano e os edifícios de Giuseppe Terragni - pioneiro neste género que tentou persuadir o regime fascista a adotar como oficial este seu estilo arquitetónico. Durante o seu período criativo que durou 13 anos, Terragni produziu um grande e consistente volume de trabalho.  
Trailer

3 Casas em S. Miguel - Documentário
Andreia Soares Luís, Portugal (2013) 35’ NE
Trata-se da história de três casas burguesas, descritas e comentadas pelos seus autores e pelos seus proprietários. O arquiteto convida o espetador a refletir sobre os processos de construção de uma casa, sobre as preocupações dos arquitetos em confronto com o feedback dos moradores, das relações por vezes intensas entre ambos. 
Trailer

Novogo Byta - Documentário  
Lorenzo Tripodi, Manuela Conti e Ogino Knauss, França/Rússia (2013) 46’ EP
Dom Novogo Byta surge de um convite para produzir uma instalação vídeo sobre a preservação da arquitetura construtivista na Rússia, resultando num diário de uma viagem às paisagens construídas e imaginadas de Moscovo, à procura de reminiscências da fabulosa época utópica na arquitetura dos anos 20 do século XX, confrontando-a com a Rússia do pós-comunismo.
Trailer 

Sessão 15.30 - sala 3 – 90’ 

A Comunidade - Documentário
Salomé Lamas, Portugal (2012) 30’ NE
O filme propõe um olhar sobre o mais antigo parque de campismo de Portugal. 

De Drager - Documentário
Sonja Luthi e Marc Schwarz, Suíça/Holanda (2013) 60’ EP
A “História de Habraken” começa em 1961: o arquiteto e teórico holandês publica um livro intitulado "Os apoios e as Pessoas: O fim da construção em massa", no qual, fundamentalmente, questiona o papel do arquiteto. Em vez de considerar o arquiteto como autoridade-desenhadora, ele propõe a distinção entre dois níveis de autoridade.
Trailer

Sessão 16.00 - sala 2 – 89’ 

Learning From Macau - Documentário
José Maças de Carvalho, Macau (2011) 35’ EP
O filme pode ser visto como um díptico: a primeira parte, com um plano fixo, é um ensaio entre a ausência da peça de arquitetura (Complexo habitacional do Fai Chi Kei, em Macau) e a possibilidade da sua reconstrução através da linguagem. A segunda parte olha quatro edifícios em atividade: TDM, Edifício da Televisão, Quartel dos Bombeiros da Areia Preta, Arquivo Histórico e Orfanato Hel Liang, todos em Macau e da autoria do Arquiteto Manuel Vicente.

Roger Stirk Harbour & Partners: Thinking And Making - Documentário
Marina Willer, EUA (2012) 10’ EP
O filme resulta de uma encomenda para a exposição "From the House to the City" (Da Casa à Cidade), e mostra em pormenor o processo criativo utilizado por um dos mais conceituados escritórios de Arquitetura contemporânea do mundo.

Cadavre Exquis - Documentário
DezOnze, Portugal (2012) 44’ NE
Vídeo-reportagem sobre os temas da arquitetura contemporânea. Cada interlocutor – arquiteto de formação e em trânsito pela cidade do Porto – tem oportunidade de contribuir de modo diverso e abrangente para a formulação crítica do quadro do presente momento, interagindo com outros seus pares sob a forma de um diálogo. 
Trailer

Sessão 17.30 - sala 3 – 94’ 

Lago Onega N8- Documentário
Jacinto Astiazaran, México (2012) 22’ EE
Lago Omega N8 documenta a fase final de construção de um apartamento construído pela Vereadora da cidade do México Ana Bertha Damián. Baseado nas suas viagens de férias aos E.U.A. e no impacto que estas tiveram na sua educação, Ana transforma a imagem Americana numa experiência fenomenológica de um telhado de asna simples

J.L.Sert - A Nomadic Dream - Documentário
Pablo Bujosa Rodríguez, EUA/Espanha (2013) 72’ EP
Este documentário conta a história de um arquiteto talentoso com uma paixão pela arte, sendo ele aquele que desenvolveu e potenciou relações com alguns dos artistas mais importantes do seu tempo, incluindo: Miró, Picasso, Nivola, Giacometti, Le Corbusier e Gropius. 
Trailer

Sessão 18.00 - sala 2 – 95’

Zoom IN with MOOV+DASS
SWARS: Architecture Strikes Back - Apresentação

Num universo dada vez mais mediatizado, o Arquiteto é, fundamentalmente, uma assinatura. Um ator que se apresenta como autor de fórmulas mágicas. Essa assinatura é a ferramenta da sua afirmação e um ás de trunfo na conquista palmo a palmo das batalhas da galáxia. Nesta nova ordem não é a arquitetura que vale, mas sim o que pode vender e emular pelo sistema mediático. 

Eidolapolis - Experimental
Cyrille Lallement, França (2013) 5’ EP
Filme experimental sobre uma cidade utópica. Os lugares foram desenhados com específicas regras geométricas, mas apenas os cidadãos parecem reais.
Trailer

Zigurate – Ficção
Pedro Miguel Santos, Portugal (2013) 6’ EP
Uma viagem hipotética pela cidade do Porto em 2054, “Zigurate” é uma experiência visual e sonora que procura alertar para os perigos que as evoluções recentes na sociedade portuguesa trazem. Começando no presente e algures numa floresta do Norte de Portugal, as imagens deslocam-se para o futuro e por lugares de um Porto estéril, revelando finalmente que a vida encontra-se no lugar mais improvável.
Trailer

The Man Who Prints Houses - Documentário
Marc Webb, Italy/Canada (2012) 50’ EP
Enrico Dini está numa missão de revolucionar a forma como vemos a construção. Com a sua vida familiar em dificuldades e o seu negócio de 'joelhos' - será que ele tem sacrificado muito para o bem maior? Um documentário comovente, engraçado e inspirador que mergulha na mente perturbada de um génio com a intenção de mudar o mundo para sempre.
Trailer

Sessão 19.30 - sala 3 – 96’

Concret from Gold – Experimental NE
Guy Adam Ailion, África do Sul/Inglaterra (2010) 9’
Uma cidade tem em cada traço o registo da sua história, as diferentes camadas permanecem, resistindo como a memória de um elefante. O filme é uma curta-metragem etnográfica que descreve a história da cidade de Johannesburgo: uma metrópole Africana de betão, com um grande património de minas. 

Luanda Por Terra Água E Ar - Documentário NE
Paulo Moreira, Portugal (2012) 18’
Ao percorrer Luanda por terra, água e ar, o filme apresenta histórias de cinco habitantes de um dos bairros não-planeados mais centrais da cidade. A topografia urbana muda rapidamente aos nossos olhos... Entretanto, os testemunhos apresentados desafiam os lugares-comuns sobre a capital de Angola.
Trailer

Why Dont We Change? - Experimental EM
João C. Couto, Portugal (2012) 17’ 
O início da reconstrução de uma casa, vivida e cheia de memórias e marcas de quem por lá passou, inspira e faz acontecer este filme. Um pensamento dito em monólogo mas que pretende ser um diálogo com quem o escuta. O filme acontece ao ritmo do pensamento...De onde ele vem nada sabemos, apenas que se constrói num espaço e num tempo: A Casa da Senhora do Monte.
Trailer

Diário Do Deserto - Documentário NE
Cristina Salvador, Portugal (2009) 50’
Registro de reflexões e emoções recolhidas e sentidas ao longo de uma viagem ao deserto de Namibe, considerado um dos mais antigos do mundo.
Trailer 

Sessão 20.00 - sala 2 – 103’

Bonnington Square - Documentário EP
Alistair Oldham, Inglaterra (2012) 17’20’’
A praça Bonnington é no coração de Londres, a dois minutos a pé do rio e somente a 10 minutos das Casas do Parlamento. No início dos anos 80 as cem casas da praça foram ocupadas, inicialmente por um pequeno grupo de neozelandeses que formavam uma comunidade dita boémia com pessoas de todo o mundo. 

This Space Available - Documentário EP
Gwenaelle Gobé, EUA (2011) 86’
A realizadora inicia-se na realização, influenciada pela escrita de seu pai Marc Gobé, com energia e pertinência, trazendo a história de gente de todo o mundo que luta pela libertação do excesso de ruído visual dos espaços públicos. O filme apresenta diferentes lutas contra a publicidade não controlada procurando afirmar a relevância da questão concluindo que algo mais além da questão estética está em causa.
Trailer 

Sessão 21.30 - sala 3 – 87’

Tudor Village - Experimental EE
Rhayne Verette, Canadá (2012) 5’15’’
À procura de um eclipse os cidadãos de Winnipeg fogem na cidade levando a que, na vila de Tudor, o guardião faça tudo o que está ao seu alcance para seduzi-los e convencê-los a retornar. 

Drop City - Documentário EP
Joan Grossman, EUA (2012) 82’
Drop City é a história de uma nova civilização criada de raiz no seio de uma sociedade baseada no desperdício. A visão dos Droppers (cidadãos de Drop City) da vida enquanto arte é demonstrada nas suas construções, inspiradas nas cúpulas geodésicas de Buckminster Fuller e nos desenhos de Steve Baer, um pioneiro na arquitetura de fractais e energia solar, que usou Drop City como um laboratório para construções experimentais.
Trailer

Sessão 22.00  - sala 2 – 94'

Cinecity Project - Experimental EP
Curadoria de Sarah Breen Lovett e Louise Mackenzie, Austrália (2013) 27’
Cinecity é um projeto de cinema de arquitetura anual que acontece no espaço físico e virtual, pondo em comunicação realizadores de arquitetura em todo o mundo. Os participantes internacionais do cyber espaço criaram filmes de 60 segundos, em resposta ao tema da Conferência Nacional de Arquitetura Australiana “Materiais”. 
Trailer

M’ZAB, Arquitetura Igualitária - Documentário NE
José Manuel de S. Lopes, Portugal (2011) 64’
Situada na Argélia, M’zab é uma região, cujo vale serviu de fonte de inspiração para Le Corbusier e outros arquitetos e urbanistas. O vale do M’zab, rochoso, sem água, sem vegetação e de temperaturas elevadíssimas está num rigoroso equilíbrio com a harmonia da arquitetura do M’zab e o ethos do povo que construiu essas cidade e que nelas vive.
Trailer 

Inicio da Página