newsletter

COMPETIÇÃO


Nesta 1ª edilção recebemos 197 filmes de 28 países diferentes!
Filmes documentais ou ficcionais, experimentais ou de animação, em tom sério ou humorístico, sobre o tema da arquitetura ou em que a mesma desempenhe papel de destaque, criando um diálogo entre as personagens e o espaço: este é um desafio que se visa interdisciplinar e aberto, com o objetivo de explorar as relações entre a produção audiovisual e a prática arquitetónica.

As candidaturas para o Arquiteturas 2014 abrem em Março.

JÚRI
O nosso júri é composto por Pedro Gadanho, curador do departamento de Arquitetura e Design do Museu Moma em NY; Manuel Mozos, realizador; Guy Edmonds, realizador e conservador de filmes no Eye Film Institute; Joana Ferreira, produtora de cinema da C.R.I.M Produções e Marco Brizzi, critico de arquitetura e curador.


PRÉMIOS
A entrega de prémios realizar-se-á dia 29.09 às 00h no Lost Lisbon. 
Os filmes premiados integrarão um circuito itinerante do Arquiteturas, a nível nacional e internacional.

MELHOR FILME Nacional e Internacional
Esta distinção é atribuída pelo juri do festival e visa premiar a melhor longa-metragem de ficção ou documental selecionada para visionamento no Arquiteturas.

MELHOR CURTA Nacional e Internacional nas categorias de Documentário, Ficção e Experimental
Também atribuído pelo juri do festival, este prémio destina-se a distinguir a melhor curtametragem presente no festival.

PRÉMIO AUDIÊNCIA
Esta distinção é atribuída pela audiência do festival, mediante votação no local, para a eleição do melhor filme do Arquiteturas na perspetiva da audiência.

NOVOS TALENTOS
Prémio atribuído pelo juri do festival ao melhor filme submetido por estudantes.

LUSOFONIA
Esta distinção é atribuída pelo juri com o objetivo de premiar/ reconhecer o melhor trabalho na área do cinema e da arquitetura feito em países de língua portuguesa.